quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

Atividade de leitura de imagens

Para trabalhar algo tão importante como a compreensão e expressão da linguagem com crianças pequenas, há várias atividades que podemos fazer... entre canções, lengalengas, pequenos jogos, histórias, estimulação da comunicação durante os momentos dedicados às rotinas (muda de fraldas, alimentação, antes e depois do sono, etc), são várias as formas e momentos que podemos utilizar para o fazer.
Hoje venho apresentar uma atividade que faço com alguma frequência: A leitura de imagens.

Para isso necessitamos de algumas imagens reais ou fotografias (seja de objectos, animais, situações de vida diária, etc). Geralmente, quando o objetivo é apenas o de criar uma atividade de conversação a partir das imagens, uso imagens em tamanho A4, que depois de usadas para promover a atividade plastifico e coloco na parede ao nível das crianças. Quando o objetivo é fazer um registo escrito acerca das imagens, uso imagens mais pequenas de forma a colar numa folha e, com a ajuda das crianças (de forma individualizada) vou anotando o que as crianças dizem sobre a imagem.

Quando as crianças são muito pequenas, como é o caso do meu grupo que tem entre os 12 e os 23 meses, registo as palavras ou sons que as crianças dizem, assim como as expressões faciais e questões que vou colocando. Neste tipo de atividade vamos notando uma evolução incrível na articulação das palavras e no aumento do vocabulário. Experimentem!

Exemplos de imagens (todas elas retiradas durante pesquisas no google imagens):






Beijinhos,
Cláudia*

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

Mapa do tempo

Realizado com imagens reais e de registo semanal. Utilizado na minha Sala de 2 anos no ano letivo 2011/2013. :)